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25 de Abril de 2024
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    JFAL abre inscrições para estágio em Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Arquitetura, Informática e Biblioteconomia

    A Justiça Federal em Alagoas (JFAL) abre inscrições para o processo seletivo destinado a estágio em Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Arquitetura, Informática e Biblioteconomia. As inscrições serão no período de 26/06 a 14/07/2017, das 9 às 18 horas. As vagas são para e estágio não-obrigatório na sede da Seção Judiciária de Alagoas (Maceió) e nas Subseções Judiciárias de Arapiraca, União dos Palmares e Santana do Ipanema, e à formação de cadastro de reserva, conforme edital publicado em anexo.

    Considera-se estágio obrigatório aquele definido como tal no projeto do curso, cuja carga-horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma. O estágio não-obrigatório é desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga-horária regular e obrigatória.

    No prazo de inscrições, o candidato deverá preencher a ficha de inscrição disponibilizada no site da Seção Judiciária de Alagoas (www.jfal.jus.br), fazendo opção pelo local onde concorrerá à vaga.

    Para confirmação da inscrição, o candidato deverá entregar na Seção de Treinamento e Desenvolvimento do Edifício Sede da SJAL, e na Administração das demais Subseções, até o último dia e horário previstos no Edital, duas vias das fichas de inscrições impressas, uma cópia de documento com foto, e entregar, a título de doação, duas latas de leite em pó, as quais serão distribuídas gratuitamente pela Justiça Federal a instituições beneficentes.

    Fica assegurado às pessoas portadoras de deficiência (assim qualificada nos termos do Decreto nº. 3.298/99) o percentual de 10% das vagas oferecidas em razão deste certame, que surgirem durante o prazo de validade do concurso.

    A contratação só será efetivada se o candidato aprovado, quando da assinatura do termo de compromisso, estiver devidamente matriculado a partir do 3º período do curso ou comprovar tempo mínimo remanescente de um ano para a respectiva conclusão do curso. O estudante aprovado no processo seletivo, no momento de sua convocação para o estágio, que não atender as exigências do item acima deste edital, poderá requerer o reposicionamento para o final da lista de classificados.

    O estágio terá duração de um ano, prorrogável por mais um ano, a critério exclusivo do titular da unidade a que estiver vinculado o estagiário, por manifestação escrita ao Diretor do Foro, desde que o estudante tenha obtido desempenho satisfatório na avaliação de desempenho à qual será submetido.

    O estagiário cumprirá jornada de 20 horas semanais, devendo o horário do estágio corresponder ao expediente da Seção Judiciária de Alagoas e compatibilizar-se com o horário do curso de graduação em que esteja matriculado. O período máximo de estágio será de dois anos, salvo quando se tratar de pessoa com deficiência, consoante o art. 11 da Lei nº 11788/2008 c/c o art. 7º, parágrafo único da Resolução nº 14/2015-TRF5.

    A Justiça Federal concederá ao estagiário, de acordo com a frequência e a título de bolsa de estágio, auxílio financeiro correspondente a R$ 845,00, além do auxílio-transporte no valor diário de R$ 7,00, valores fixados em Ato especifico pelo Presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região. Será devido ao estagiário o auxílio-transporte previsto no art. 12 da Lei 11.788/2008 c/c o art. 10 da Resolução nº 208/2012-CJF e art. 11, da Resolução nº 14/2015-TRF5.

    Etapas

    A seleção constará de duas fases, a primeira com uma prova escrita e a segunda com uma entrevista, sendo eliminado o candidato que não comparecer a qualquer uma dela. A prova escrita consistirá de prova seletiva de múltipla escolha, onde os candidatos responderão a 30 questões objetivas, cada uma com cinco alternativas, das quais apenas uma correta, cada uma valendo um ponto, totalizando 30 pontos e uma questão discursiva valendo 10 pontos.

    Para as vagas destinadas aos cursos de Arquitetura e Engenharia, a questão discursiva constará de uma redação com tema ligado ao conteúdo do programa, que deverá ser abrangido em no mínimo 20 linhas e no máximo 30 linhas. Na correção será observado o conhecimento técnico do tema sugerido e o domínio da língua portuguesa. Para as vagas destinadas ao curso de Administração, além das questões objetivas serão três questões discursivas, duas valendo 3,5 e uma valendo 3,0.

    O tempo previsto para a realização das provas escritas (objetivas e subjetivas) será de quatro horas, não havendo, por qualquer motivo, prorrogação em virtude de afastamento de candidato da sala de prova. A apuração da classificação observará o critério de maior pontuação.

    Os 20 candidatos melhores classificados na primeira fase, concorrentes às vagas a serem preenchidas em Maceió, participarão da segunda fase. Os candidatos empatados no último grau de classificação (vigésima colocação) serão admitidos à segunda fase, ainda que ultrapassado o limite previsto neste item.

    Os 10 candidatos melhores classificados na primeira fase, concorrentes às vagas a serem preenchidas nas Subseções, participarão da segunda fase. Os candidatos empatados no último grau de classificação (décima colocação) serão admitidos à segunda fase, ainda que ultrapassado o limite previsto neste item.

    A segunda fase consistirá de entrevista, onde os candidatos serão inquiridos pela comissão examinadora sobre sua aptidão para o estágio e para a matéria indicada no programa. A avaliação da entrevista valerá 10 pontos, considerando-se aprovados os candidatos que obtiverem seis pontos ou mais.

    A nota final corresponderá à média ponderada do total de pontos obtidos pelo candidato nas duas fases, somados e divididos por cinco. Eventual necessidade de desempate de notas, para fins de classificação final, será resolvida a partir da aplicação do critério da média geral mais elevada registrada no histórico escolar atualizado. O candidato disporá de até dois dias úteis, a contar da data do envio de email de solicitação do referido documento, e apresentá-lo à Justiça Federal. Persistindo o empate, terá preferência o candidato que esteja no período mais avançado. Ainda persistindo o empate, terá preferência o candidato mais velho.

    Os candidatos deverão comparecer ao local das provas e do exame oral com a antecedência mínima de 60 minutos, portando o comprovante de inscrição, RG ou documento oficial de identificação com foto, caneta esferográfica azul ou preta e uma prancheta.

    ANEXO I – DO QUADRO DE VAGAS

    Curso Vagas Imediatas Local

    Administração
    2 Maceió
    * Arapiraca

    Arquitetura 2 Maceió

    Ciências Contábeis
    * Maceió
    * Arapiraca
    * União dos Palmares
    * Santana do Ipanema



    Engenharia Civil 1 Maceió

    Informática 2 Maceió
    * Arapiraca

    Biblioteconomia * Maceió

    *Cadastro de reserva. Os candidatos aprovados serão convocados para preencher as vagas que surgiram durante a validade do concurso.

    ANEXO II – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

    I – PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

    Administração
    1. Teorias da Administração: Enfoque Humanístico - Teoria das Relações Humanas, Enfoque Estruturalista - Burocracia (Max Weber) e Enfoque Sistêmico - Teoria Geral dos Sistemas. 2. Comportamento Humano nas Organizações: Liderança, Grupos e Relacionamento Interpessoal. 3. Gestão de Pessoas: conceito, objetivos e processos da Gestão de Pessoas. Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas nas Organizações. Gestão por Competências. 4. Regime Jurídico dos Servidores Públicos (Lei nº. 8.112/90 e alterações posteriores): Provimento, Vacância, Remoção, Redistribuição e Substituição; Direitos e Vantagens; Gratificações e Adicionais; Férias; Benefícios. 5. Noções de Planejamento Estratégico e de Gerenciamento de Projetos e de Processos. 6. Licitações: conceito, finalidade e modalidades. Contratos administrativos: conceito e características.

    Arquitetura
    1. AutoCAD, da AutoDesk. 2. Desenho Arquitetônico: 2.1. Proporção e Escala, 2.2. Planta de Situação, 2.3. Planta de Locação, 2.4. Planta de Coberta, 2.5. Planta Baixa, 2.6. Cortes, 2.7. Fachadas, 2.8. Representação gráfica para projetos de arquitetura - NBR 6492/1994 e suas atualizações. 3. Detalhes arquitetônicos construtivos e de mobiliário. 4. Arquitetura de interiores em espaços corporativos, 4.1. Resolução nº 114, de 20 de abril de 2010, do CNJ. 5. Levantamento arquitetônico. 6. Noções de Estruturas de Concreto - NBR 6118/2014 e suas atualizações. 7. Internet, e-mail como objetivo de pesquisa de materiais e repasse de informações e mensagens a fornecedores e contratados. 8. Acessibilidade a edificações públicas, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos - NBR 9050/2004 - ABNT e suas atualizações. 9. Planejamento Urbano. 9.1. Uso e ocupação do solo: 9.2. Conceituação da terminologia empregada em Legislação Urbanística; 9.3. Índices, taxas de ocupação e coeficientes de aproveitamento. 10. Sustentabilidade arquitetônica e urbana. 11. Lei de Uso do Solo e Código de Urbanismo e Edificações do Município de Maceió (LEI MUNICIPAL Nº 5.593/2007 e atualizações). 12. História da Arquitetura e do Urbanismo: 12.1. Conhecimentos básicos de intervenção em prédios históricos 13. Conforto Ambiental: 13.1. Insolação, 13.2. Ventilação, 13.3. Iluminação natural, 14. Técnicas construtivas: 14.1. Materiais de construção, 15. Noções básicas da Lei de Licitações e Contratos da Administração Pública (Lei 8.666/93 e suas atualizações). 16. Projetos de instalações prediais: 16.1. Instalações elétricas 16.2. Instalações hidráulico-sanitárias, 16.3. Prevenção contra incêndio e pânico. 17. Obras: 17.1. Planejamento de obra. 17.2. Noções de Orçamento de obra. 17.3. Manual de Práticas de Projetos, Construção e Manutenção da Secretaria de Estado da Administração e Patrimônio (SEAP), disponível em https://compras.serviços.gov.br/index.php/publicacoes2.

    Ciências Contábeis
    Contabilidade Geral: 1. Princípios Fundamentais de Contabilidade – Resolução CFC nº 750, de 29/12/1993. 2. Estrutura Conceitual Contábil. 3. Demonstrações Contábeis Obrigatórias, forma, abrangência, conteúdo e evidenciação. 4. Componentes patrimoniais: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido. 5. Alteração da Situação Líquida, tratamento e registro contábil. 6. Apuração do Resultado do Exercício, aplicabilidade do Regime de Competência de Exercício e Regime de Caixa.
    Administração Orçamentária e Financeira: 1. Princípios orçamentários. 2. Orçamento-programa. 3. Regimes orçamentários: competência do exercício e de caixa. 4. Leis orçamentárias: PPA, LDO e LOA. 5. Receita Pública. 6. Despesa Pública. 7. Fases da Despesa: empenho, liquidação e pagamento. 8. Despesas de exercícios anteriores. 9. Restos a pagar. 10. Porcentagem e Juros Simples. 11. Lei 8.666/93. 12. Noções de Excel.




    Informática
    Conceitos básicos: 1. Sistemas operacionais Linux, Windows versões Servidor e Cliente; 2. Protocolos de rede: conceitos, aplicabilidade, funcionamento e portas de comunicação; 3. Endereçamento IP; 4. Firewall; 5. Backup; 6. Wireless; 7. Protocolos: DHCP e DNS; 8. Linguagens de Programação: PHP e Javascript; 9. Banco de Dados: Comandos SQL; 10. Desenvolvimento Web: HTML e CSS.

    Engenharia Civil
    1. Planejamento (Fases do planejamento), orçamento de obras (Composição de custos unitários, BDI). Locação de obra; sondagens. 2. Instalações provisórias: Canteiro de obras; proteção e segurança, depósito e armazenamento de materiais, equipamentos e ferramentas. 3. Fundações: Escoramentos; Estruturas de concreto; formas; armação. 4. Argamassas. 5. Instalações prediais. 6. Alvenarias. 7. Revestimentos. 8. Esquadrias. 9. Coberturas. 10. Pisos. 11. Pinturas (de revestimentos em argamassa, madeira, aço – tratamento de superfície e pintura). 12. Impermeabilização (Processos de impermeabilização e adequação do processo a cada situação). 13. Isolamento térmico. 14. Materiais de construção civil: Aglomerantes – gesso, cal, cimento Portland; Agregados; Argamassa; Concreto: dosagem, tecnologia do concreto; Aço; Madeira; Materiais cerâmicos; Vidros; Tintas e vernizes; Recebimento e armazenamento de materiais. 15. Mecânica dos solos: Origem, formação e propriedades dos solos; índices físicos; pressões nos solos; prospecção geotécnica; permeabilidade dos solos; percolação nos solos; compactação dos solos; compressibilidade dos solos; adensamento nos solos; resistência ao cisalhamento dos solos; empuxos de terra; estruturas de arrimo; estabilidade de taludes; fundações superficiais, fundações profundas. 16. Resistência dos materiais: deformações; teoria da elasticidade; análise de tensões; flexão simples; flexão composta; torção; cisalhamento e flambagem. Análise estrutural: esforço normal; esforço cortante; torção e momento fletor. Estudos das estruturas isostáticas (vigas simples, vigas Gerber, quadros, arcos e treliças); deformações e deslocamentos em estruturas isostáticas; linhas de influência em estruturas isostáticas; esforços sob ação de carregamento, variação de temperatura e movimentos nos apoios. 17. Dimensionamento do concreto armado. Estados limites; aderência; ancoragem e emendas em barras de armação. Dimensionamento de vigas retangulares sob flexão. Dimensionamento de vigas T. Cisalhamento. Dimensionamento de peças de concreto armado submetidas a torção. Dimensionamento de pilares. Dimensionamento de lajes. Detalhamento de armação em concreto armado. Norma NBR 6118 (2014) – Projeto de estruturas de concreto – procedimentos. 18. Instalações prediais (Procedimentos e materiais): Instalações elétricas (Baixa tensão). Instalações hidráulicas (Água fria, água quente, sistemas de combate a incêndio). Instalações de esgoto. Instalações de águas pluviais. Saneamento básico – tratamento de água e esgoto. Hidráulica aplicada e hidrologia. 19. Saúde e segurança ocupacional em canteiro de obra; Norma NR 18 Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção. 20. Responsabilidade Civil e Criminal em Obras de Engenharia e Conhecimentos legais sobre o enquadramento dos responsáveis. 21. Patologia das obras de engenharia civil (Estruturas de concreto armado, alvenarias, revestimentos). 22. Engenharia de avaliações: legislação e normas, laudos de avaliação. 23. Qualidade de obras e certificação de empresas; Aproveitamento de resíduos e Sustentabilidade na construção; Inovação tecnológica e Racionalização da construção. 24. Guia de Projetos e Obras da Justiça Federal, aprovado pela RESOLUÇÃO Nº 80, DE 19 DE NOVEMBRO DE 2009 do CJF (disponível em www.cjf.jus.br). 25. Manual de Práticas de Projetos, Construção e Manutenção da Secretaria de Estado da Administração Patrimônio (SEAP), disponível em https://compras.serviços.gov.br/index.php/publicacoes2. 26. Informática: Domínio dos Programas AutoCAD, da AutoDesk; Microsoft Excel 2003 e Microsoft Word 2003.

    Biblioteconomia
    1.Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação: conceito, desenvolvimento e estrutura da documentação. 2. Bibliotecas e Sistemas de Informação Jurídicos: centros, serviços, gestão e tratamento da informação. 3. Recursos Informacionais: tipologia de fontes bibliográficas e de dados; fontes impressas e eletrônicas; novas tecnologias na recuperação da informação; bases de dados; bibliografias e catálogos brasileiros e internacionais; redes de informação brasileiras e estrangeiras; catálogos coletivos. 4. Indexação e Resumo: teorias e metodologias; política; avaliação de resumos e índices. 5. Linguagens Documentárias: tipologia, conceitos, metodologias e gestão. 6. Representação Descritiva: conceitos; descrição bibliográfica (ISBD; ISSN, ISBN); AACR2 (autoria individual e múltipla, entidades coletivas, publicações periódicas, documentos legais – legislação e jurisprudência); catalogação cooperativa; formatos de intercâmbio. 7. Representação Temática: conceitos e gêneros de representação documentária; sistemas de classificação bibliográfica e outras linguagens; histórico e estrutura; Classificação Decimal Universal (CDU); Classificação Decimal de Direito (CCDir) – Dóris. 8. Normas de informação e documentação da ABNT (NBR 6022, 6023, 6024, 6027, 6028, 6029, 10520,14724). 9. Desenvolvimento de Coleções: conceitos; processos e políticas; seleção e aquisição; cooperação interbibliotecária; avaliação de coleções. 10. Administração de Bibliotecas: organização, gestão e avaliação de sistemas e serviços de unidades de informação; teorias de administração; administração de recursos humanos, físicos, financeiros e materiais; avaliação de serviços. 11. Planejamento Bibliotecário: instrumentos de execução, controle e avaliação. 12. Informática: noções de informática; automação de bibliotecas e serviços de informação. 13. Serviços ao Usuário: serviço de referência e informação; educação do usuário; disseminação da informação e marketing. 14. Fontes de Informação Jurídica.

    ANEXO III – CALENDÁRIO DO CONCURSO

    INSCRIÇÕES: 26/06 a 14/07/2017, das 9h às 18h

    Realização da 1ª FASE: 28/07/2017, às 08 horas.
    (Duração: 4 horas).

    Divulgação do gabarito da 1ª FASE: 31/07/2017

    Resultado da 1ª FASE: 07/08/2017

    Recursos: 08 e 09/08/2017

    Resultado definitivo da 1ª FASE: 10/08/2017

    ENTREVISTA: 17/08/2017, às 09 horas (Administração, Ciências Contábeis e Biblioteconomia)

    ENTREVISTA: 18/08/2017, às 09 horas (Engenharia, Arquitetura e Informática)

    RESULTADO FINAL: 23/08/2017.


    ANEXO IV – DOCUMENTOS NECESSÁRIOS À INSCRIÇÃO

    1) Ficha de inscrição devidamente preenchida (disponibilizada no sítio www.jfal.jus.br, opção “Concursos”) e impressa em duas vias;

    2) Uma cópia de documento com foto;

    3) A título de doação, solicitamos duas latas de leite em pó, a serem recebidas no momento da inscrição, as quais serão destinadas pela Justiça Federal a instituições de caridade;

    4) Uma cópia do histórico analítico do curso.


    ANEXO V - INSCRIÇÕES E LOCAL DAS PROVAS

    Seção Judiciária de Alagoas: Av. Menino Marcelo, s/n, Serraria, Maceió/AL. Informações: 2122-4373/4205.

    Subseção Judiciária de Arapiraca: Rua José Jailson Nunes, s/n, Santa Edwirges, Arapiraca-AL. Informações: 2122-6963.

    Subseção Judiciária de União dos Palmares: Br-104, Km 36, Fazenda Cana Brava, Distrito Industrial, União Dos Palmares/Al. Informações: 2122-6904.






    Subseção Judiciária de Santana do Ipanema: Rua Sebastião Pereira Bastos, nº 508, Monumento – Santana do Ipanema/AL. Informações: 2122-6928.

    Comunicação JFAL

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