Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Liminar em ação popular suspende licitação dos Correios

    há 14 anos

    O juiz federal André Luís Maia Tobias Granja, titular da 1ª Vara, da Justiça Federal em Alagoas, determinou a suspensão do procedimento licitatório da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) do Edital da Concorrência nº 118/2009 DR/AL, assim como de contratações, caso os respectivos contratos administrativos já tenham sido ultimados. O objetivo seria a contratação da instalação e operação de agências de Correios franqueados por pessoas jurídicas de direito privado, sob regime de franquia postal.

    O magistrado deferiu liminar que atende ação popular proposta por S.L.S.P, uma vez que o edital apresenta irregularidades que poderiam lesar o patrimônio público e o princípio da moralidade administrativa. Inicialmente, cita o artigo 39 da Lei Federal nº. 8.666 de 1993, sempre que o valor estimado para uma licitação ou para um conjunto de licitações simultâneas ou sucessivas for superior a 100 vezes o limite previsto no art. 23, inciso I, alínea c do mesmo diploma - R$é imprescindível a realização de prévia audiência pública, a qual se deve dar ampla divulgação a fim de que possam a ela acorrer todos os interessados. Desse modo, embora o edital ora impugnado isoladamente não supere este valor, trata-se de licitações simultâneas, com editais que englobam diversas localidades no País para instalação de agências franqueadas, demonstrando, a princípio, que supera o valor acima referido, fazendo surgir a necessidade da realização de prévia audiência pública antes da realização do procedimento licitatório.

    Outro vício apontado pelo juiz federal André Granja no procedimento licitatório capaz de macular todo o certame, é ter havido alteração de um dos itens do edital, segundo a qual foi fixado como único critério de desempate entre as propostas o sorteio, afastando-se os critérios da melhor pontuação no critério número de guichês e no critério localização do imóvel quanto à delimitação geopolítica sem que fosse observada a necessária divulgação e a reabertura do prazo para apresentação das propostas. Com efeito, o artigo 21, 4.º, da Lei federal n.º 8.666 de 93 prevê que as alterações do edital serão divulgadas pela mesma forma utilizada para o texto original, ou seja, através de publicação no Diário Oficial da União, consoante determina o artigo 21, inciso I, da mesma Lei federal n.º 8.666 de 93 , diz o magistrado.

    A própria ECT reconhece que não deu ampla publicidade à retificação do edital, cuja divulgação ocorreu apenas por meio do site da empresa e através de e-mail para todos os interessados cadastrados para as licitações, quando afirmou que não houve a publicação [dessa alteração] na imprensa e nos jornais privados, porque ela em nada afetaria a formulação da proposta dos interessados, alegou ECT. Oportuno destacar que, diversamente do alegado pela ré, a mudança nos critérios de desempate poderia não apenas despertar o interesse de outras empresas em participar da licitação como também afetar a formulação das propostas, razão por que deveria ter sido dada ampla publicidade e reaberto o prazo inicialmente estabelecido. Portanto, constato a existência dessas duas irregularidades, que me parecem suficientes para determinar a suspensão do procedimento licitatório ou, caso este já tenha sido concluído, da contratação das empresas vencedoras do certame, afirma André Granja.

    O magistrado federal também cita a ocorrência do perigo da demora na prestação jurisdicional, tendo em vista que o início do certame havia sido marcado para o mês de fevereiro deste ano. Embora a ECT, ao se manifestar sobre o pedido de liminar, não tenha informado qual o andamento da concorrência pública em tela, é bem provável que a essa já altura já tenha sido concluída. Assim, a iminência da contratação das licitantes declaradas vencedoras em procedimento licitatório eivado de vícios capazes de, em tese, provocar a anulação de todo o certame, poderá causar prejuízos consideráveis ao interesse público, conclui André Granja.

    Assessoria de Comunicação

    Justiça Federal em Alagoas

    • Publicações2697
    • Seguidores22
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações220
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/liminar-em-acao-popular-suspende-licitacao-dos-correios/2382071

    Informações relacionadas

    Andre Wilker Costa, Advogado
    Modeloshá 7 anos

    [Modelo] Ação Popular - suspensão de leilão do município

    Petição Inicial - TJSP - Ação Popular Constitucional - Ação Popular - contra Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba - Saae, Mauri Gião Pongitor e Novaes Engenharia e Construção

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)