Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Presidente do TRF5 integra comissão que vai apreciar criação de novos tribunais

    há 11 anos

    O presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, desembargador federal Francisco Wildo, reuniu-se, na terça-feira (16), com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Joaquim Barbosa, e com os presidentes dos outros quatro Tribunais Regionais Federais (TRFs) do País. Em pauta, a possível criação de novos TRFs, conforme prevê a Proposta de Emenda Constitucional 544, aprovada pela Câmara dos Deputados no último dia 3/04. O corregedor nacional de Justiça, ministro Francisco Falcão, e a ministra Eliana Calmon, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), também participaram do encontro.

    De acordo com o presidente do TRF5, a opinião dos presidentes dos TRFs sobre a criação dos novos tribunais coincide com a do ministro Joaquim Barbosa. A criação de novos TRFs aumentaria em muito o gasto público. Já existem alguns projetos de aumento do número de servidores que nunca foram apreciados. Essa medida, sim, desafogaria a Justiça Federal, defendeu.

    Em seguida, complementou: A Constituição Federal, em seu art. 107, parágrafo 3º, prevê a criação de turmas recursais e de câmaras regionais. Segundo ele, tal iniciativa poderia ser implementada em lugares como Minas Gerais, Bahia e na região Norte do País, o que aliviaria o trâmite processual no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), visto que essas regiões estão sob a jurisdição daquele TRF.

    Francisco Wildo informou que ficou decidido, na reunião, que uma Comissão, constituída por membros dos TRFs e do CNJ, será formada para apresentar alternativas à criação dos novos TRFs. Essa Comissão tem 30 dias para apresentar alternativas à PEC 544, avisou.

    Autor: Divisão de Comunicação do TRF5 - comunicacaosocial@trf5.jus.br

    • Publicações2697
    • Seguidores22
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações18
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/presidente-do-trf5-integra-comissao-que-vai-apreciar-criacao-de-novos-tribunais/100476498

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)