Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    JFAL: estágio para Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Informática e Biblioteconomia

    Estarão abertas no período de 15/02 a 26/02/2016, das 12h às 18h, as inscrições para seleção de estágio em Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Informática e Biblioteconomia na Justiça Federal em Alagoas. O processo seletivo destina-se ao preenchimento de vagas de estágio não-obrigatório na Sede da Seção Judiciária de Alagoas (Maceió) e nas Subseções Judiciárias de Arapiraca, União dos Palmares e Santana do Ipanema, e à formação de cadastro de reserva, conforme edital publicado em anexo.

    Considera-se estágio obrigatório aquele definido como tal no projeto do curso, cuja carga-horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma e não-obrigatório aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga-horária regular e obrigatória.

    Fica assegurado à pessoa portadora de deficiência (assim qualificada nos termos do Decreto nº 3.298/99) o percentual de 10% das vagas oferecidas em razão deste certame, que surgirem durante o prazo de validade do concurso, ficando destinadas a 5ª, a 15ª, a 25ª, a 35ª vagas e assim sucessivamente. As vagas que não forem providas pelos portadores de deficiência, em face da inexistência de candidatos aprovados, serão preenchidas pelos demais candidatos com estrita observância à ordem classificatória.

    São admitidos a participar do certame os estudantes devidamente matriculados nos cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Informática e Biblioteconomia ou cursos correlatos, de universidades e faculdades sediadas no Estado de Alagoas, devendo o interessado, quando da inscrição na seleção, comprovar que se encontra matriculado no mínimo no 2º semestre do 2º ano ou no 4º período do Curso. A contratação só será efetivada se o candidato aprovado, quando da admissão, não estiver cursando o último ano letivo ou os dois últimos períodos do curso.

    O estágio terá duração de um ano, prorrogável por mais um ano, a critério exclusivo do titular da unidade a que estiver vinculado o estagiário, por manifestação escrita ao Diretor do Foro, desde que o estudante tenha obtido desempenho satisfatório na avaliação de desempenho a qual será submetido. O estagiário cumprirá jornada de 20 horas semanais, devendo o horário do estágio corresponder ao expediente da Justiça Federal em Alagoas e compatibilizar-se com o horário do curso de graduação em que esteja matriculado.

    Remuneração

    A Seção Judiciária concederá ao estagiário, em caso de estágio remunerado (não-obrigatório), de acordo com a frequência e a título de bolsa de estágio, auxílio financeiro correspondente a R$ 845,00, além do auxílio-transporte no valor diário de R$ 7,00 e do seguro contra acidentes pessoais em favor do estudante.

    Para fazer a inscrição, o candidato deverá preencher ficha disponibilizada no sítio da Seção Judiciária de Alagoas (www.jfal.jus.br), fazendo opção pelo local onde concorrerá à vaga, e, em seguida apresentá-la com a documentação exigida, relacionada no Anexo IV do Edital, na respectiva unidade administrativa, cujo endereço consta do Anexo V deste Edital, quando será concluído o procedimento de inscrição.

    Para efetivação da inscrição o candidato deverá entregar no miniauditório do edifício sede da JFAL, e na Administração das demais Subseções, até o último dia e horário previstos para inscrição, as duas vias das fichas de inscrições impressas, as documentações necessárias à inscrição no certame, a doação de duas latas de leite em pó, as quais serão distribuídas gratuitamente pela Justiça Federal a instituições beneficentes.

    A seleção constará de duas fases, a primeira com uma prova escrita e a segunda com uma entrevista, sendo eliminado o candidato que não comparecer a qualquer uma delas. A prova escrita para os candidatos a estágio em Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Civil e Biblioteconomia consistirá de prova seletiva de múltipla escolha, onde os candidatos responderão a 30 questões objetivas, cada uma com cinco alternativas, das quais apenas uma correta, cada uma valendo um ponto, totalizando 30 pontos e uma questão discursiva valendo 10 pontos. Para a área de informática, a prova consistirá de 20 questões abertas.

    A apuração da classificação observará o critério de maior pontuação. Os 20 candidatos melhores classificados na 1ª fase, concorrentes às vagas a serem preenchidas em Maceió, participarão da segunda fase. Os candidatos empatados no último grau de classificação (vigésima colocação) serão admitidos à segunda fase, ainda que ultrapassado o limite previsto neste item. Os 10 candidatos melhores classificados na primeira fase, concorrentes às vagas a serem preenchidas nas Subseções participarão da segunda fase. Os candidatos empatados no último grau de classificação (décima colocação) serão admitidos à segunda fase, ainda que ultrapassado o limite previsto neste item.

    A segunda fase consistirá de entrevista, onde os candidatos serão inquiridos pela comissão examinadora sobre sua aptidão para o estágio e para a matéria indicada no programa. A avaliação da entrevista valerá 10 pontos, considerando-se aprovados os candidatos que obtiverem seis pontos ou mais. A nota final corresponderá à média ponderada do total de pontos obtidos pelo candidato nas duas fases, somados e divididos por cinco.

    Eventual necessidade de desempate de notas, para fins de classificação final, será aplicado o critério da média geral mais elevada registrada no histórico escolar atualizado do candidato, expedido pela instituição de ensino a que ele esteja vinculado. Persistindo o empate, terá preferência o candidato que esteja no período mais avançado.

    Os resultados das provas e dos recursos serão divulgados pela internet no sítio www.jfal.jus.br e afixados no Quadro de Avisos da Seção Judiciária de Alagoas e das Subseções Judiciárias. O estagiário, nos termos do art. da Lei n.º 11.788, de 25 de setembro de 2008, não terá vínculo empregatício com a JFAL. As vagas com vagas imediatas são: uma para Administração na sede, em Maceió; uma para Ciências Contábeis na Subseção de União dos Palmares e uma para Informática na Subseção de Arapiraca. Os candidatos aprovados serão convocados para preencher as vagas que surgirão durante a validade do concurso.

    ANEXO II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

    I. PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

    Administração
    1. Teorias da Administração: Enfoque Humanístico - Teoria das Relações
    Humanas, Enfoque Estruturalista - Burocracia (Max Weber) e Enfoque Sistêmico - Teoria Geral dos Sistemas. 2. Comportamento Humano nas Organizações: Motivação - Hierarquia das Necessidades de Maslow, Teoria dos dois Fatores da Motivação (F. Herzberg),Teoria X e Teoria Y (Douglas McGregor), Liderança, Grupos e Relacionamento Interpessoal. 3. Gestão de Pessoas: Conceito, Objetivos e Processos da Gestão de Pessoas. Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas nas Organizações. Avaliação de Desempenho Humano nas Organizações.

    Ciências Contábeis
    Contabilidade Geral: 1. Princípios Fundamentais de Contabilidade. Resolução
    CFC nº 750, de 29/12/1993. 2. Estrutura Conceitual Contábil. 3. Demonstrações Contábeis Obrigatórias, forma, abrangência, conteúdo e evidenciação. 4. Componentes patrimoniais: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido. 5. Alteração da Situação Líquida, tratamento e registro contábil. 6. Apuração do Resultado do Exercício, aplicabilidade do Regime de Competência de Exercício e Regime de Caixa. Administração Orçamentária e Financeira: 1. Princípios orçamentários. 2. Orçamento-programa. 3. Regimes orçamentários: competência do exercício e de caixa. 4. Leis orçamentárias: PPA, LDO e LOA. 5. Receita Pública. 6. Despesa Pública. 7. Fases da Despesa: empenho, liquidação e pagamento. 8. Despesas de exercícios anteriores. 9. Restos a pagar. 10. Porcentagem e Juros Simples. 11. Lei 8.666/93. 12. Noções de Excel.

    Informática
    Conceitos básicos: 1. Sistemas operacionais Linux: manipulação de pastas e
    arquivos e comandos básicos. 2. Protocolos de rede: conceitos, aplicabilidade,
    funcionamento e portas de comunicação. 3. Padrões de interoperabilidade: Modelo TCP/IP e modelo OSI 4. IP: Endereçamento IPv4, SLSM (Static Length Subnet Mask), VLSM (Variable length Subnet Mask). 5. Switches: Portas, VLANS, half-duplex, full-duplex e velocidades de portas 6. Roteadores: Rotas, principais protocolos abertos de divulgação de rotas (BGP, OSPF, RIP, EIGRP) e conceitos básicos de NAT. 7. Firewall: Conceitos básicos e ACLs 8. Storage: conceitos básicos e sistemas de tolerância a falhas 9. Backup: Conceitos básicos e tipos 10. Cabeamento: Tipos de cabos STP, UTP e Fibra-ótica. 11. Wireless: Conceitos básicos e segurança 12. Windows 7: Conceitos básicos, operação, principais serviços, grupos e usuários locais 13. Windows server 2008/2012: Conceitos básicos, domínio, contas de usuários e grupos, Active Directory, GPO, DHCP, DNS, DFS, compartilhamento de rede e permissões.

    Engenharia Civil
    Noções de informática (Excel e AutoCAD); Construção Civil; Materiais de
    Construção; Noções de projetos; Noções de Elaboração de Orçamento;
    Resistência de materiais; Fundações; Escalas utilizadas nos projetos de
    engenharia e arquitetura; Cronograma de execução de obras; Normas
    Técnicas pertinentes aos assuntos relacionados.

    Biblioteconomia
    1.Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação: conceito,
    desenvolvimento e estrutura da documentação. 2. Bibliotecas e Sistemas de
    Informação Jurídicos: centros, serviços, gestão e tratamento da informação. 3.
    Recursos Informacionais: tipologia de fontes bibliográficas e de dados; fontes
    impressas e eletrônicas; novas tecnologias na recuperação da informação;
    bases de dados; bibliografias e catálogos brasileiros e internacionais; redes de informação brasileiras e estrangeiras; catálogos coletivos. 4. Indexação e Resumo: teorias e metodologias; política; avaliação de resumos e índices. 5. Linguagens Documentárias: tipologia, conceitos, metodologias e gestão. 6. Representação Descritiva: conceitos; descrição bibliográfica (ISBD; ISSN, ISBN); AACR2 (autoria individual e múltipla, entidades coletivas, publicações periódicas, documentos legais . legislação e jurisprudência); catalogação cooperativa; formatos de intercâmbio. 7. Representação Temática: conceitos e gêneros de representação documentária; sistemas de classificação bibliográfica e outras linguagens; histórico e estrutura; Classificação Decimal Universal (CDU); Classificação Decimal de Direito (CCDir) . Dóris. 8. Normas de informação e documentação da ABNT (NBR 6022, 6023, 6024, 6027, 6028, 6029, 10520,14724). 9. Desenvolvimento de Coleções: conceitos; processos e políticas; seleção e aquisição; cooperação interbibliotecária; avaliação de coleções. 10. Administração de Bibliotecas: organização, gestão e avaliação de sistemas e serviços de unidades de informação; teorias de administração; administração de recursos humanos, físicos, financeiros e materiais; avaliação de serviços. 11. Planejamento Bibliotecário: instrumentos de execução, controle e avaliação. 12. Informática: noções de informática; automação de bibliotecas e serviços de informação. 13. Serviços ao Usuário: serviço de referência e informação; educação do usuário; disseminação da informação e marketing. 14. Fontes de Informação Jurídica.

    ANEXO III . CALENDÁRIO DO CONCURSO

    INSCRIÇÕES: 15/02 a 26/02/2016, das 12h às 18h

    Realização da 1ª FASE: 11/03/2016, às 09 horas.(Duração: 3 horas).

    Divulgação do gabarito da 1ª FASE: 15/03/2016

    Resultado da 1ª FASE: 18/03/2016

    Recursos: 21 e 22/03/2016

    Resultado definitivo da 1ª FASE: 28/03/2016

    ENTREVISTA: 01/04/2016, às 09 horas (Administração e Ciências Contábeis)

    ENTREVISTA: 04/04/2016, às 09 horas (Engenharia, Informática e Biblioteconomia)

    RESULTADO FINAL: 08/04/2016.

    ANEXO IV . DOCUMENTOS NECESSÁRIOS À INSCRIÇÃO

    1) Ficha de inscrição devidamente preenchida (disponibilizada no sítio
    www.jfal.jus.br, opção .Concursos.) e impressa em duas vias;
    2) Original e cópia do Comprovante de Matrícula;
    3) Original e cópia do Histórico, no qual conste a média geral obtida pelo aluno
    no decorrer do curso;
    4) Original e cópia do RG ou de outro documento de identificação oficial com
    foto; 5) Uma foto 3x4;
    6) Laudo médico original e expedido no prazo máximo de 90 (noventa) dias antes do término das inscrições, atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional da Doença . CID, bem como a causa provável da deficiência (somente para os portadores de deficiência);
    7) A título de doação, solicitamos duas latas de leite em pó, a serem recebidas
    no momento da inscrição, as quais serão destinadas pela Justiça Federal a instituições de caridade.

    ANEXO V - INSCRIÇÕES E LOCAL DAS PROVAS

    Seção Judiciária de Alagoas: Av. Menino Marcelo, s/n, Serraria, Maceió/AL.
    Informações: 2122-4373/4205.

    Subseção Judiciária de Arapiraca: Rua José Jailson Nunes, s/n, Santa
    Edwirges, Arapiraca-AL. Informações: 2122-6963.

    Subseção Judiciária de União dos Palmares: Br-104, Km 36, Fazenda Cana
    Brava, Distrito Industrial, União Dos Palmares/Al. Informações: 2122-6904.

    Subseção Judiciária de Santana do Ipanema: Rua Sebastião Pereira Bastos,
    nº 508, Monumento . Santana do Ipanema/AL. Informações: 2122-6928.

    • Publicações2697
    • Seguidores22
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações155
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/jfal-estagio-para-administracao-ciencias-contabeis-engenharia-civil-informatica-e-biblioteconomia/302365027

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)